sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Anquilossauro

O anquilossauro (do latim, "lagarto endurecido" ou "lagarto fundido", por causa de seus ossos da cauda fusionados) foi um dinossauro herbívoro que viveu nos Estados Unidos, de 66 a 65 milhões de anos atrás. Chegava a 6 toneladas e 9 m de comprimento.
Seu crânio largo e triangular era apropriado para pastar, já que não alcançava plantas mais altas. Tinha quase todo o corpo, baixo e bastante largo, protegido por uma couraça - exceto a barriga, a única parte vulnerável -, e uma grande clava óssea na ponta da cauda. A couraça era formada por várias protuberâncias e placas ósseas pequenas, cujo arranjo é desconhecido, afinal não foi localizado até agora um fóssil de anquilossauro com as placas preservadas em sua posição original. Outra característica que o diferencia são os dois pequenos chifres de cada lado do crânio, que serviriam em brigas entre indivíduos da espécie. Golpes laterais com esses chifres seriam dolorosos, mas não o suficiente para matar.
Embora lento e pouco inteligente, o anquilossauro era difícil de caçar. Ficava de costas para o atacante, ameaçando-o com a clava e protegendo a cabeça e o ventre. Ossos da cauda fundidos e grossos tendões conferiam força e eficiência aos golpes com o rabo, que podiam fraturar a perna de terópodes como o tiranossauro, seu maior predador.
Os fósseis de anquilossauro foram descobertos em Montana e Wyoming, nos EUA, e Alberta, no Canadá, uma região que era quente e úmida na época, coberta por uma floresta baixa. 

Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Superordem: Dinosauria
Ordem:Ornithichia 
Clado: Thyreophora
Subordem: Ankylosauria
Família: Ankylosauridae
Gênero: Ankylosaurus
Espécie: Ankylosaurus magniventris
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário